Aluno: PatrÍcia Roque GonÇalves
Resumo
A Associação Resgate é uma organização sem fins lucrativos com foco de atividades na educação infantil e que está num processo de reestruturação financeira e de operações. No âmbito da restruturação de operações, foi desenvolvida uma nova atividade de serviço social, o Projeto ?Ao Encontro?, que inclui um novo segmento: a terceira idade. Esta atividade pretende juntar crianças e idosos em ateliers temáticos.
Pretende-se assim, com este projeto, desenvolver um plano de marketing operacional para o Projeto ?Ao Encontro? tendo em conta o seu caráter social (sem fins lucrativos) e o contacto com um publico alvo com o qual a organização não está ainda familiarizada.
Uma vez que este plano foi construído tendo em conta um problema real, de uma organização real e com o apoio e inputs da mesma, foi utilizada a metodologia de action research. A recolha de informação foi feita com base em entrevistas e dados secundários.
O plano foi desenvolvido com atenção às especificidades inerentes às organizações sem fins lucrativos, destacando-se entre estas: o desenvolvimento de atividades sem custos para os clientes; os recursos humanos em regime de voluntariado e a importância do mecenato.
A aplicação de conceitos teóricos de planeamento de marketing para organizações sem fins lucrativos foi muito relevante, recomendando-se em especial o desenvolvimento de produto e da comunicação para patrocinadores, garantindo a sustentabilidade financeira do projeto.
Trabalho final de Mestrado