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MOTIVAÇÕES E BARREIRAS À COMPRA DE VEÍCULOS ELÉTRICOS

Aluno: JoÃo Rui Martins Mendes Nogueira


Resumo
A preocupação ambiental e a consciencialização de que os combustíveis fósseis não vão durar para sempre conduziram a grandes transformações no setor automóvel, nas últimas décadas. Primeiro com o aparecimento de veículos híbridos e agora com veículos totalmente amigos do ambiente, só movidos a eletricidade. Apesar do conhecimento geral da população sobre os perigos existentes para o meio ambiente, os recentes estudos afirmam que os consumidores frequentemente compram alternativas não sustentáveis. O objetivo desta dissertação foca-se nos veículos elétricos, analisando cinco potenciais barreiras à intenção de compra: a falta de conhecimento, o preço elevado inicial, a ansiedade com a autonomia, as infra-estruturas e o tempo de carregamento, e também quatro potenciais motivações: a performance, os benefícios ambientais, o elevado preço dos combustíveis e os incentivos governamentais. Foi ainda avaliada a influência da dimensão do agregado familiar e o local de residência na intenção de compra de um veículo elétrico. O estudo desenvolvido foi de caráter quantitativo, elaborado através de um questionário online e uma amostra de conveniência composta por 210 inquiridos. Os resultados da pesquisa sugerem que as variáveis conhecimento e ansiedade com a autonomia são barreiras para a intenção de compra de VE?s, enquanto a performance e os benefícios ambientais são motivações. Concluiu-se ainda que as variáveis socio-demográficas não têm influência nesta tomada de decisão de compra verde. Estes resultados são um contributo para o alargar do corpo de conhecimento sobre esta temática e acrescentam informação para melhores decisões e estratégias de marketing por parte das marcas automóveis.


Trabalho final de Mestrado