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QUEM SÃO E O QUE PENSAM OS ESTUDANTES DO INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO DO CAMPUS DA ALAMEDA E TAGUS PARK: PARA UMA POLÍTICA DE MARKETING DO INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO

Aluno: Ana Carina De Jesus Garcia


Resumo
As instituições de ensino superior atuam num mercado fortemente competitivo onde a angariação de alunos se torna uma tarefa cada vez mais crítica. Para as instituições de ensino, o marketing é uma ferramenta que potencia a capacidade e qualidade de recrutamento. Será necessário que as instituições consigam compreender as necessidades dos candidatos ao ensino superior e lhes proporcionem uma oferta que promova satisfação. Para conseguirem perceber quais as necessidades dos candidatos ao ensino superior e conseguirem estar no topo das suas preferências, as instituições necessitam de conhecer a forma como estes realizam o seu processo de tomada de decisão e as fontes de informação a que recorrem. Assim, reconhecer e compreender o processo de tomada de decisão para a escolha de uma instituição e curso de ensino superior apresenta-se como fundamental. O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de tomada de decisão para a escolha do curso/instituição dos alunos do IST do campus da Alameda e Taguspark. Este trabalho insere-se num projeto que visa melhorar a capacidade de angariação de alunos. Para tal, foi realizado um inquérito por questionário. Os resultados revelam os fatores críticos para a tomada de decisão e que o processo de tomada de decisão para a escolha do curso/instituição dos alunos dos campi do IST é muito semelhante. Todavia, os alunos do Taguspark avaliam abaixo da média os fatores que os conduziram à instituição e ao curso. Ou seja, o desempenho da instituição e do curso acaba por se revelar deficiente para os candidatos.


Trabalho final de Mestrado