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CELEBRIDADES COMO HUMAN BRANDS: INFLUÊNCIA DO STORYTELLING PARA ATITUDES PRÓ-FEMINISTAS

Aluno: Luiza Malovini Salomao


Resumo
O propósito deste estudo é compreender como um discurso realizado por uma celebridade pode influenciar atitudes pró-feministas na audiência. Para avaliação desta influência, utiliza-se de uma pesquisa descritiva, de lógica dedutiva e adota o método qualitativo. De início, analisa-se o discurso de Madonna, feito em 2016 ao ganhar o prêmio de mulher do ano. Na análise foi possível identificar as dimensões feministas abordadas consideradas importantes para crença e autoidentificação. Avalia-se também as dimensões interpretadas pela audiência sobre este discurso, a fim de criar uma conexão com os pontos importantes que contribuem autoidentificação feminista. Por fim o estudo ainda trás resultados relevantes sobre consequências para a human brand, segundo a audiência. As entrevistas foram semiestruturadas e realizadas face-a-face e as análises foram realizadas no software MaxQDA. Como principal resultado tem-se a identificação de que um discurso único não é capaz de promover a autoidentificação, porém contribui para a reflexão da audiência e a propensão de maior empatia com a causa. Atualmente são poucas as investigações que ultrapassam a análise do simples endossamento de celebridade de produtos. Assim, diante da relevância económica que as human brands possuem e da influência que podem exercer nas pessoas, dá-se a importância um estudo mais profundo a fim de avaliar comportamentos esperados para a audiência a partir de atitudes de celebridades.


Trabalho final de Mestrado