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Comunidades Online e Cocriação: Estudo Exploratório das Motivações e Barreiras à Participação

Aluno: Catarina Fernandes Gomes


Resumo
Cada vez mais empresas recorrem à Internet como ferramentas de auxílio à gestão. Neste contexto, surgem as comunidades online de marca e as suas atividades de cocriação como ponte de ligação entre empresa e cliente. As interacções aqui criadas têm impactos positivos nas empresas, sendo importante estimulá-las. O objetivo do presente trabalho consiste em perceber se os factores motivacionais e as barreiras influenciadoras da participação nas comunidades de cocriação são entendidas de igual forma entre participantes nas comunidades, e entre estes e os não participantes. Realizou-se um estudo exploratório quantitativo com recolha de dados junto de comunidades online e das redes sociais. A análise dos resultados foi efectuada através de técnicas estatísticas MANOVA e ANOVA, as quais serviram para testar diferenças nos factores motivacionais e barreiras à participação. As conclusões deste trabalho indicam existir diferenças entre a forma como os factores motivacionais e as barreiras são percebidas por membros e não-membros das comunidades online. Os resultados obtidos são relevantes para a gestão, na medida em que as organizações podem reforçar os benefícios mais valorizados da participação, bem como minimizar o impacto das barreiras à participação nas comunidades de cocriação.


Trabalho final de Mestrado