Search button

PLANO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING PARA A CAPTAÇÃO DE ALUNOS CHINESES PARA O ISEG

Aluno: Wang Xiaoxi


Resumo
Este projeto de mestrado tem como objetivo principal desenvolver um plano de comunicação integrada de marketing (CIM) direcionado para o ISEG, constituindo uma ferramenta estratégia de divulgação desta Instituição de Ensino Superior junto da população estudantil chinesa com o intuito futuro de captar este segmento-alvo. Por forma a elaborar uma contextualização do tema, e a dar resposta aos objetivos supramencionados, procedeu-se a uma revisão de literatura. Neste contexto, insere-se a elaboração de um plano CIM com recurso a uma metodologia quantitativa e qualitativa a fim de recolher dados primários, e secundários contribuindo para o desenvolvimento do plano de CIM. Com base na análise da informação primária e secundária obtida, o presente projeto permite ao ISEG identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, orientando esta Instituição de Ensino Superior para a rentabilização de potenciais oportunidades e ainda qual a melhor forma para colmatar as fraquezas identificadas. A implementação deste plano visa uma intensificação da presença desta instituição no mercado chinês, contribuindo para o aumento da notoriedade da marca e, por conseguinte, a atração e captação de um maior número de alunos chineses. Este projeto também se apresenta de extrema relevância para o tema em investigação, pois os profissionais de marketing ligados à área da educação, a nível do ensino superior, demonstram uma melhor compreensão dos desafios e do perfil dos alunos chineses, e o impacto da escolha de um país e, consequentemente, a escolha de uma instituição, para iniciar os estudos nesta área profissional, e quais as consequências dessa escolha decisiva.


Trabalho final de Mestrado