Search button

Plano de Marketing Internacional para a Marca Super Bock na China

Aluno: Zhang Lanxi


Resumo
Este projeto tem como principal objetivo desenvolver um Plano de Marketing Internacional para a Super Bock na China ? uma marca líder portuguesa de cerveja que está presente no mercado chinês desde 2009. O foco deste plano está no desenvolvimento de uma estratégia e planos de ação para promover o crescimento da marca e aumentar a visibilidade da marca na China. O projeto divide-se em duas componentes. A componente teórica permite uma visão geral das principais categorias ligadas ao plano de marketing e quais as estratégias que devem ser adotadas para a implementação. A componente prática é a continuação da teórica, onde se aprofunda pormenorizadamente a situação do mercado chinês. Foi aplicada uma pesquisa com base numa abordagem de método mista para recolher os dados primários e secundários. Os dados primários foram recolhidos através de um questionário online, com o objetivo de medir a notoriedade da marca, caracterizar os clientes e definir o target, ao qual se obteve resposta de 206 consumidores chineses de cerveja. Considerando todos os dados recolhidos, realizou-se uma análise externa, interna e a análise SWOT, concluindo-se que a China representa um mercado ?promissor?, e com elevado potencial de crescimento para os próximos anos. Por fim, as táticas de marketing-mix foram desenvolvidas para cumprir aos objetivos e estratégias de marketing definidos no plano de marketing. As ações de marketing representam maior foco quando aplicadas numa distribuição intensiva e numa estratégia de comunicação online.


Trabalho final de Mestrado