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DETERMINANTES DA COMPRA DE IMITAÇOES DE PRDUTOS DE LUXO

Aluno: Ana Jorge Da Silva Coutinho


Resumo
O fenómeno da contrafação é um tema crítico na indústria do luxo, as vendas de imitações de produtos de luxo estão a crescer e ainda existem várias lacunas na informação, nomeadamente sendo um tema pouco desenvolvido em Portugal. Face à evolução das vendas de imitações de produtos de luxo e por ser um mercado crítico, este é um tema importante na sociedade de hoje, principalmente no que respeita às medidas para combater o comércio deste tipo de produtos. Este estudo tem como principal objetivo a identificação dos determinantes de compra de imitações de produtos de luxo, explicando quais os fatores considerados pelo consumidores no ato da compra, nomeadamente o que os influencia. Para o atingir, foi feita uma revisão de literatura, com a definição de conceitos e hipóteses a estudar e em seguida, a definição da população-alvo e estudo das características dos consumidores através da análise dos resultados de um questionário distribuído online. As imitações de produtos de luxo são compradas principalmente pelo seu valor económico (baixo preço) e pelo facto de terem como consequência um sentimento de felicidade e prazer. As imitações são uma alternativa ao produto original, pois permitem obter o mesmo prestígio, a um preço inferior e mais equilibrado. A contrafação será sempre um problema do mercado de luxo, constituindo uma ameaça para as marcas originais, pois as imitações conferem benefícios aos consumidores, permitindo disfrutar do prestígio e da imagem da marca, não suportando o encargo económico de um produto original.


Trabalho final de Mestrado