Search button

Plano de Marketing 2022 - Xpand IT

Aluno: Pedro Miguel Machado Rosa


Resumo
O presente estudo tem como principal objetivo o desenvolvimento de um Plano de Marketing para a tecnológica portuguesa Xpand IT. Fundada em 2003, esta empresa tem, desde então, ganho terreno num mercado altamente competitivo e especializado, enfrentando novos e importantes desafios por consequência do seu sucesso. As estratégias sugeridas neste projeto visam ser um reforço ao plano atual da empresa. Para a realização deste projeto foi utilizada uma metodologia baseada no Action Research, onde se pretende a realização de um trabalho de pesquisa alusivo aos fatores de influência direta ao negócio da empresa. Foram também recolhidos dados primários e secundários. Dos dados primários destacam-se três entrevistas semiestruturadas, de carácter informal, a funcionários de alta responsabilidade no departamento de marketing e no negócio. Foram também recolhidos dados relativos aos eventos online que a empresa atualmente realiza, de forma a poder-se entender a perceção que os participantes têm em relação a estas iniciativas. Através destas análises, foi possível identificar os principais pontos fortes e fracos desta empresa, bem como os temas com maior necessidade de intervenção por parte do marketing. A criação de novas iniciativas, a reformulação dos vários conteúdos online da empresa e a implementação de novos métodos de trabalho, visam o continuo crescimento e reforço da imagem da Xpand IT no mercado das tecnologias.


Trabalho final de Mestrado