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ANTECEDENTES E CONSEQUENTES DO CONSUMER ENGAGEMENT COM PÁGINAS DE MARCAS NA REDE SOCIAL INSTAGRAM

Aluno: Ana Sofia Dos Santos Ferreira Machado


Resumo
Uma das questões fundamentais dos profissionais de marketing na atualidade prende-se com o aumento exponencial da utilização de redes sociais no quotidiano dos consumidores. Assim, faz sentido tentar perceber como é que as marcas podem criar engagement com os seus consumidores através das suas páginas nas redes sociais e, consequentemente melhorar o relacionamento que os mesmos têm com as marcas. Este estudo examina a relação entre as gratificações, o envolvimento e a auto-congruência no consumer engagement com as páginas das marcas no Instagram. Para além disso, investiga a relação entre o consumer engagement com as páginas das marcas no Instagram e a lealdade à marca, o brand love e word-of-mouth positivo eletrónico. Foi realizado um inquérito por questionário distribuído online, tendo sido recolhidos dados de 216 seguidores de páginas de marcas no Instagram. Para responder às questões de investigação recorreu-se à análise de regressões lineares. Os resultados evidenciaram que os valores hedónico e social, o envolvimento e a auto-congruência são antecedentes do consumer engagement com a página da marca no Instagram. Para além disso, o consumer engagement com a página da marca influencia positivamente a lealdade à marca, o brand love e o eWord-of-mouth positivo. Ao contrário do que era esperado, os resultados não evidenciaram uma relação estatisticamente significativa entre a gratificação funcional e da co-criação e o consumer engagement com a página.


Trabalho final de Mestrado