Aluno: Luis Francisco Ferreira Dias
Resumo
É hoje em dia um dado adquirido que muitos projectos de CRM falham devido à
inexistência de condições ao nível da organização, que não possui características de
base como a orientação para o cliente. A importância dos colaboradores nas
implementações de CRM torna-se assim cada vez mais notória, sendo as
competências de relacionamento uma componente bastante importante para a criação
e reforço da capacidade de CRM da organização. O marketing interno apresenta-se,
neste contexto, como uma solução no sentido de melhorar e reforçar as competências
de relacionamento dos colaboradores.
Sendo assim, este estudo procurou responder à questão ?Como é que o marketing
interno pode apoiar a estratégia de CRM??. Para tanto, um dos objectivos foi
?identificar um conjunto de competências que os colaboradores de uma organização
envolvida num projecto de CRM devem ter?, e para isso recorreu-se a um estudo de
caso interpretativista numa Instituição de Ensino Superior Portuguesa, baseado em
interacções com os alunos e colaboradores, entrevistas e, por fim, a um inquérito.
Os resultados permitiram chegar a uma proposta de competências chave que poderá
constituir a capacidade de CRM. A análise destas competências permite, também,
chegar à conclusão que o intervalo entre as percepções dos colaboradores e dos
clientes indicia a possibilidade de utilização do marketing interno como ferramenta
para o reforço da capacidade de CRM da organização, potenciando a obtenção de
melhores resultados na implementação de projectos de CRM.
Trabalho final de Mestrado