Search button

USER GENERATED CONTENT E AS REDES SOCIAIS: A MOTIVAÇÃO PARA A CRIAÇÃO DE CONTEÚDOS NO FACEBOOK E A SUA INFLUENCIA NA INTENÇÃO DE COMPRA DE BENS E SERVIÇOS

Aluno: BÁrbara Da Silva Barrigana Bule


Resumo
O boom da tecnologia criou novas formas estimulantes de descobrir mais sobre os consumidores, de modo a criar produtos e serviços feitos à medida de cada um. Os consumidores encontram-se cada vez mais presentes no meio online e, em particular, nas redes sociais e respetivas comunidades virtuais. Assim, os consumidores, para além de absorverem a informação, também assumem o papel de criadores de conteúdos, uma vez que desenvolvem e partilham conteúdos acerca de produtos e serviços, sendo esta atividade denominada User-Generated Content (UGC). A presente investigação tem como objetivo compreender os fatores motivacionais que levam os consumidores a criar conteúdos online e como este UGC, presente no Facebook, sendo ou não considerado credível e útil, tem a capacidade, ou não, de influenciar na intenção de compra de bens e serviços, dos consumidores. O estudo desenvolvido foi de caráter quantitativo, com recurso a um inquérito online, com uma amostra de 296 inquiridos. Em termos de conclusões, verifica-se que o principal fator motivacional para a criação de UGC é o económico. O UGC é entendido como útil e credível, e os consumidores assumem que não só a sua utilidade, mas também a sua credibilidade contribuem para a intenção de compra de bens e serviços.


Trabalho final de Mestrado