Search button

Promoção de Vendas:Modelo de Resposta a desconto em Cartão e Pack Bonus

Aluno: Ana Teixeira Gomes Martins Rebelo


Resumo
No contexto atual, e com o crescimento de técnicas de promoção de vendas a que os consumidores têm à sua disposição surge o presente estudo. Este tem como objetivo perceber o processo de utilização do Desconto em Cartão e do Pack Bónus, através do modelo cognitivo-afetivo-conativo. Este modelo integra os aspetos de como e porque é que os consumidores utilizam as técnicas promocionais. Para a realização do estudo, foi feita uma recolha de dados quantitativos. Por se estar a estudar possíveis relações causais fez-se uma análise de equações estruturais, em que a componente analítica foi feita através de uma análise de caminhos. O modelo cognitivo-afetivo-conativo foi confirmado para estas duas técnicas promocionais. Foram também identificadas duas características individuais, que influenciam o processo dos consumidores, tanto diretamente como indiretamente. Por último, são identificados comportamentos do consumidor face às técnicas promocionais em estudo.


Trabalho final de Mestrado