Aluno: Isabel Beja Nobre Guedes
Resumo
O presente estudo visa avaliar de que forma os atributos intrínsecos e extrínsecos se relacionam com a qualidade percebida e qualidade experienciada. O foco deste estudo
são os iogurtes da marca Pingo Doce. Os principais objectivos deste estudo serão: (1)avaliar quais destes atributos tem mais influência na percepção de qualidade; (2)observar se a percepção de qualidade varia entre produtos de marca de fornecedor e marca da distribuição; (3) se factores sócio culturais influenciam a avaliação do produto.
Adopta-se assim o modelo de Wierenga (1982), para aferir a percepção de qualidade.
Foi utilizado o método quantitativo, através de inquéritos por questionário a umaamostra de 103 consumidores de iogurtes.
Os resultados permitem concluir que: (1) os atributos que têm mais peso na percepção de qualidade são os atributos extrínsecos, em particular e com mais relevância o preço e apresentação; (2) os iogurtes de marca de fornecedor são percebidos como tendo mais qualidade que os iogurtes de marca da distribuição; (3) o rendimento médio do agregado familiar está relacionado com a compra de iogurtes de marca de fornecedor.
Trabalho final de Mestrado