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The Impact of Portugal 2020 in the Make or Buy Decision Process: In Context of Digital Marketing Services

Aluno: Ana Margarida Laima Tavares


Resumo
Este estudo fornece uma perceção sobre o processo de decisão de make or buy relacionado com os serviços de marketing digital e examina o Portugal 2020 como um fator externo capaz de influenciar a decisão final de terceirizar ou realizar atividades de marketing digital internamente. Além disso, as discussões sobre o desenvolvimento futuro das empresas propuseram fundos de investimento para as ajudar explorar a digitalização, o que constitui uma implicação social relevante. Esta pesquisa segue uma abordagem de estudo de caso, com base em três entrevistas semiestruturadas realizadas a três gestores, que abordam questões referentes às diferentes etapas do processo de make or buy identificadas na revisão de literatura. Os resultados deste estudo revelam que as empresas parecem não ter um processo de make or buy estruturado e ainda não estão a utilizar todo o potencial das novas ferramentas digitais, pelo que não beneficiam da oportunidade proporcionada pelo Portugal 2020, enquanto fundo de investimento financeiro. Além disso, os resultados evidenciam os recursos financeiros como o principal impedimento ao crescimento das empresas e levantam também a questão da necessidade de averiguar previamente se estas empresas têm condições para realizar um exercício de make or buy impactado pelo Portugal 2020 enquanto recurso financeiro externo. O facto destas empresas parecerem não estar a acompanhar os desenvolvimentos digitais devido à falta de capacitação ou a um mercado não adaptado para a comunicação digital apresenta-se como a principal implicação prática deste estudo.


Trabalho final de Mestrado