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E-Commerce e Género:Análise das Percepções de Compra do Consumidor

Aluno: Joana Pereira GonÇalves Ferreira


Resumo
O e-commerce tem vindo a crescer exponencialmente em Portugal na última década e faz já parte do dia-a-dia dos Portugueses, como alternativa ou complemento ao comércio tradicional. Esta dissertação tem como objectivo analisar se existem divergências entre as percepções dos sexos masculino e feminino relativamente a compras online e, em caso afirmativo, de que modo estas divergem. Com base na literatura existente, foram identificados os principais factores que influenciam as compras online e foram desenvolvidas as hipóteses de investigação. Para avaliar as hipóteses, foi construído um questionário com base na literatura, e foi realizado um estudo de carácter quantitativo através de inquéritos a indivíduos pela Internet, tendo sido recolhidas 274 respostas válidas. Os dados recolhidos e as análises estatísticas realizadas, permitiram verificar a existência de diferenças na percepção de Homens e Mulheres no que respeita a compras online. A dimensão onde foram encontradas maiores diferenças perceptuais entre ambos foi a dimensão Emoção, enquanto a dimensão Conveniência mostrou ser a que tanto as Mulheres como os Homens inquiridos atribuem maior importância.


Trabalho final de Mestrado