Search button

A relação entre ações sustentáveis, envolvimento sustentável, valor percebido sustentável e intenção de compra de bilhetes em festivais de música

Aluno: InÊs Filipa Machado Alves


Resumo
Devido à crescente visibilidade das consequências provocadas pelas alterações climáticas, poluição do ar e oceanos, há cada vez mais consumidores preocupados com o meio ambiente e, a perceber como a sua conservação é importante para a qualidade de vida de todos e para a gerações futuras. Os eventos e festivais de música são grandes geradores de resíduos, poluição, desperdício e gasto de materiais inimigos do ambiente. Por essa razão e, devido à literatura nesta área ser bastante escassa torna-se relevante estudar a importância que os consumidores dão ao facto de estes eventos adotarem medidas sustentáveis. Deste modo, a presente dissertação tem o objetivo de estudar a influência que ações sustentáveis como, gastronomia sustentável, atividades e ambiente sustentável, e design e gestão de resíduos têm no envolvimento sustentável e no valor percebido sustentável e, por sua vez a influência que o envolvimento e valor percebido sustentável têm na intenção de compra de bilhetes de festivais de música. Adicionalmente, pretende-se estudar a influência que o envolvimento sustentável tem no valor percebido sustentável. Após a análise de dados, pudemos concluir que, a gastronomia sustentável, uma das ações sustentáveis presente no estudo, não influencia nem o envolvimento, nem o valor sustentável percebido. Sendo assim, o envolvimento é influenciado positivamente pelas atividades e ambiente sustentável e design e gestão de resíduos. Já, o valor sustentável percebido é afetado apenas pelo design e gestão de resíduos. Por fim, quanto maior for o envolvimento, maior é o valor sustentável e percebido e, a intenção de compra de bilhetes de festivais de música é afetada tanto pelo envolvimento como, pelo valor sustentável percebido. O estudo enriquece o corpo de conhecimento do marketing sustentável sendo este tema pouco explorado por investigadores e dá a conhecer às empresas, as mudanças necessárias nas suas ações para continuarem a cumprir e ultrapassar as expetativas dos espetadores mostrando oportunidades de melhorarem o seu posicionamento e reputação.


Trabalho final de Mestrado