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O AUTOCONCEITO DOS ELEITORES, A SUA RELAÇÃO COM OS PARTIDOS E LÍDERES POLÍTICOS E O USO DAS REDES SOCIAIS

Aluno: Mariana Carlos Teixeira Quaresma


Resumo
Numa altura de grande polarização na política e de resultados surpreendentes em eleições e referendos, parece ser o momento certo para tentar compreender como os eleitores se comportam relativamente a marcas políticas. A presente investigação procura debruçar-se sobre a relação entre o autoconceito dos eleitores e a imagem das marcas políticas, e como os eleitores as utilizam para manter e realçar os seus autoconceitos, com um especial foco nas redes sociais. O foco principal do estudo será a congruência entre o autoconceito do eleitor e a imagem das marcas políticas. A abordagem simbólica no campo da política é algo ainda pouco fundamentado, pelo qual foi seguida uma pesquisa exploratória e recolhidos dados de natureza qualitativa. Esta investigação procura contribuir para a acumulação de conhecimentos em marketing político, procurando-se saber mais sobre os eleitores fora de época de campanha eleitoral e que tipo de relação mantêm, ou não, com os partidos e líderes políticos nas redes sociais. O conhecimento gerado será também relevante para os gestores políticos na medida em que poderão conhecer melhor os eleitores e como estes fazem uso das redes sociais, ferramentas recorrentes nas campanhas eleitorais da última década.


Trabalho final de Mestrado