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MOTIVAÇÃO PARA A COMPRA ONLINE EM SUPERMERCADOS: ESTUDO EXPLORATÓRIO EM PORTUGAL

Aluno: InÊs Galharda AraÚjo


Resumo
O comércio online tem crescido muito rapidamente, com fortes possibilidades de se tornar num canal vital para compras de supermercado. Em Portugal, a compra online de bens alimentares e detergentes ainda é um nicho de mercado. Atendendo à escassez de estudos em Portugal, importa compreender o que motiva os consumidores a fazer compras online, inferindo sobre os motivos que os levam a iniciar e a continuar a comprar. São ainda apontados os inibidores de compra online de supermercado e analisadas sugestões dos consumidores para melhorar a experiência de compra. Foi realizado um estudo qualitativo, amostra não probabilística de conveniência e com recurso a entrevistas em profundidade com pessoas que tivessem efetuado compras online pelo menos uma vez. Os resultados indicam que os principais motivos para iniciar a compra online são variáveis situacionais (e.g., a falta ou avaria de um elevador) e os principais motivos para a continuação da compra são o não ter de carregar as compras, a comodidade, a poupança de tempo e o evitar as compras supérfluas. Muitos dos resultados confirmam estudos académicos internacionais, havendo também conclusões que poderão complementar a literatura existente.


Trabalho final de Mestrado