Search button

Estratégia e Plano de Marketing da Federação Portuguesa de Basquetebol

Aluno: JosÉ Manuel Gomes Moreira


Resumo
A Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), fundada em 1927, é uma organização pública sem fins lucrativos com o objetivo de desenvolver e promover o basquetebol português. Considerando os desafios que a modalidade enfrenta no país, a Federação tem conseguido desempenhar a sua função de forma satisfatória. No entanto, muito mais pode ser feito: particularmente na área do Marketing, para a qual a FPB não elabora um plano dedicado. O presente trabalho propõe-se a preencher essa lacuna, elaborando um plano estratégico e apresentando linhas orientadoras de ação através das quais a FPB poderá potenciar os seus esforços de Marketing e desempenhar a sua Missão de forma ainda melhor. O processo de investigação teve duas fases: a primeira consistiu na recolha e análise de dados primários e secundários, que permitiram compreender o contexto em que a FPB se encontra; na segunda fase procedeu-se à elaboração do plano, com base na informação recolhida. Esta investigação reforça a importância do planeamento estratégico de marketing, particularmente para uma organização sem fins lucrativos em que estas vertentes são essenciais.


Trabalho final de Mestrado