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A INFLUÊNCIA DOS VALORES DE CONSUMO VERDE E DOS VALORES PESSOAIS NO COMPORTAMENTO DE COMPRA DE PRODUTOS SUSTENTÁVEIS EM SITUAÇÃO DE PANDEMIA

Aluno: Ana Catarina Robalo HilÁrio


Resumo
O presente trabalho procura estudar o gap entre a Intenção e o Comportamento de Compra efetiva de Produtos Sustentáveis. Esta relação é estudada no contexto de pandemia vivido devido à COVID-19. A preocupação crescente da sociedade, em resposta às alterações climáticas, fez com que as empresas procurassem formas de se transformarem para operarem de forma sustentável. Deste modo, surgem produtos, embalagens, métodos de fabrico e processos amigos do ambiente. No entanto, apesar da crescente preocupação, a adoção de comportamentos não é consistente com a intenção de mudança dos mesmos. Várias teorias analisam estas incoerências, no entanto, o gap continua por explicar. Para melhorar a sua compreensão, este estudo usa os Valores de Consumo Verde, os Valores Pessoais e o Comportamento Pró-Ambiental, como variáveis explicativas. A recolha de dados foi efetuada a partir de um inquérito online, usando uma amostra não probabilística, por conveniência, constituída por 419 respostas. Os principais resultados sugerem que os Valores de Consumo Verde e os Valores Pessoais de Universalismo influenciam o comportamento Pró-Ambiental. A Intenção de Compra de Produtos Sustentáveis é influenciada positivamente pelo Comportamento Pró-Ambiental. A Intenção de Compra de Produtos Sustentáveis, o Comportamento Pró-Ambiental e o efeito da COVID-19 influenciam positivamente o Comportamento de Compra de Produtos Sustentáveis. A Intenção revelou-se estatisticamente significativa para explicar o Comportamento, o que se poderá dever ao facto de a amostra ser constituída principalmente por pessoas que já possuem Comportamento de Compra de Produtos Sustentáveis. O efeito COVID-19 apresentou-se como influência positiva no Comportamento de Compra Sustentável.


Trabalho final de Mestrado