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ATITUDES FACE AO DINHEIRO, COMPRA POR IMPULSO, COMPRA COMPULSIVA E MATERIALISMO NUMA AMOSTRA DE JOVENS CONSUMIDORES

Aluno: Sara Margarida Martins De Carvalho


Resumo
Com a emergência de uma cultura global de consumo, o dinheiro passou a assumir um papel cada vez mais importante na vida das pessoas. É evidente que pessoas diferentes desenvolvem diferentes atitudes e comportamentos relativamente ao dinheiro. Torna-se essencial compreender as atitudes dos jovens consumidores face ao dinheiro, uma vez que essas atitudes motivam e influenciam os seus comportamentos de compra. O presente estudo teve como objetivo principal compreender as atitudes dos jovens consumidores face ao dinheiro e como é que essas atitudes influenciam o seu comportamento de compra. Este estudo visa também investigar a associação entre as variáveis sociodemográficas e as atitudes face ao dinheiro, compra por impulso, compra compulsiva e materialismo. Foi realizada uma investigação quantitativa de carácter descritivo, utilizando-se o inquérito por questionário (formato online) como forma de recolha de dados, sendo a amostra constituída por 290 jovens consumidores, com idades compreendidas entre os 18 e os 33 anos de idade. Numa primeira análise, e no que diz respeito às variáveis sociodemográficas, constatou-se que existe associação estatisticamente significativa entre a variável sexo e as variáveis poder e prestígio, compra por impulso e materialismo; entre a variável grau de instrução e a variável retenção/poupança; e, por fim, entre a variável rendimento e a compra por impulso. Os resultados, demonstraram também que as quatro dimensões da Escala de Atitudes Face ao Dinheiro se relacionam com a compra por impulso, compra compulsiva e materialismo, quer positiva quer inversamente. Por fim, verificou-se uma boa adequabilidade e fiabilidade das escalas utilizadas.


Trabalho final de Mestrado