Search button

estudo comparativo da utilização de social media nas instituições de ensino superior

Aluno: NÁdia Carola De Gouveia Vieira


Resumo
Hoje em dia a revolução digital é uma das responsáveis por grandes alterações na forma de comunicação e interação entre os seres humanos e qualquer entidade pública ou privada. A internet tem crescido substancialmente e isso tem contribuindo para a disseminação de conceitos como Social Media, Redes Sociais e Facebook, que permitem a interação entre pessoas e entidades de forma constante. O presente Trabalho Final de Mestrado tem como intuito compreender como o Social Media, em específico o Facebook, tem vindo a ser utilizado pelas instituições de ensino superior, a nível nacional e internacional, como uma ferramenta de comunicação com o seu público-alvo. O estudo realizado depende da compreensão de conceitos relacionados com a temática do Social Media, como a Tipologia do Social Media, a Esfera de Influência, Tipologia de Envolvimento e Métricas de Análise. De forma a dar resposta ao grande objetivo do trabalho, foi realizado um estudo comparativo da utilização do Social Media em cerca de 40 instituições de ensino superior, a nível nacional e internacional, de áreas de ensino distintas (Economia e Gestão, Engenharia e Tecnologia, Ciências Naturais e da Saúde e Ciências Sociais e Humanas). A análise foi feita num período de um mês e a recolha dos dados foi realizada através da ferramenta métrica Simply Measured. Através do estudo foi possível compreender que existem diferenças no nível de interatividade e envolvimento no Facebook das instituições de educação a nível internacional e nacional para com o seu público-alvo.


Trabalho final de Mestrado