Search button

IMAGEM DA VILA DE SINTRA: PERCEPÇÃO DE RESIDENTES E TURISTAS

Aluno: Ana Rita Fernandes Cebola


Resumo
A imagem de um destino turístico é um dos elementos de maior importância para os destinos pois é considerada um dos factores que mais influencia a sua escolha e possibilita que estes se destaquem em mercados fortes e, em muitos casos, competitivos a nível global. A avaliação da imagem do destino deve ser feita não apenas junto de turistas estrangeiros como também de residentes no destino pois estes moldam a imagem que os turistas formam do destino. Neste estudo são avaliados os factores determinantes da imagem que turistas nacionais e turistas estrangeiros têm de Sintra e a forma como esta influencia a intenção de revistar Sintra, recomendar a vila a amigos e familiares e também a intenção de gerar word-of-mouth positivo sobre Sintra. Os dados utilizados no estudo foram recolhidos através da aplicação de um questionário online e presencialmente de forma a dar resposta aos objectivos do estudo. Os resultados obtidos relevam que as dimensões afectiva e cognitiva contribuem de forma positiva e significativa para a imagem global. Os resultados relevam também que existe relação entre a imagem global de Sinta e a intenção de revisitar Sintra, recomendar a vila a amigos e familiares e ainda a intenção de gerar word-of-mouth positivo acerca da vila. Contudo, estas relações são fracas ou muito fracas.


Trabalho final de Mestrado