Search button

O Endorsement de Desportistas Influencia o Comportamento de Compra da Geração Y?

Aluno: Pedro Germano Santos Martins Henriques


Resumo
O endorsement de celebridades desportivas constitui para diversas marcas de renome, uma percentagem significativa de investimento de comunicação. Estas procuram obter diversos benefícios, tais como o aumento do reconhecimento do produto e marca. Este estudo incide na forma como os consumidores da geração Y, avaliam a influência do endorsement de celebridades desportivas no seu comportamento de compra. Explora também os elementos fundamentais que a celebridade deverá possuir num processo de endorsement, realça a importância de existir congruência entre a figura desportiva com a marca ou produto e introduz as quatro fases do processo de compra de um produto. Para o estudo recorreu-se a uma metodologia quantitativa, com recurso a uma técnica de amostragem não probabilística, em que se recolheu um total de 220 questionários válidos a partir da base de dados de alunos do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG). Através de uma análise multivariada os resultados obtidos confirmaram que todos os elementos fundamentais para o sucesso da celebridade desportiva num endorsement são percepcionados como influentes no processo de compra, com especial destaque para a característica ?Respeito?. Concluiu-se que, ao existir consonância entre a celebridade desportiva e a marca ou produto, é um factor influente no comportamento de compra neste grupo de consumidores. No que diz respeito ao processo de compra, o endorsement de celebridades desportivas desperta a atenção do consumidor para o produto. No entanto, este tipo de comunicação não é suficiente para estimular o interesse, desejo ou determinação para a compra.


Trabalho final de Mestrado