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Ao Encontro das Expectativas do Comprador de Estudos de Mercado

Aluno: FÁtima De Jesus Da Costa Godinho


Resumo
Na presente investigação pretendeu-se estudar a existência de eventuais gaps entre o serviço esperado e o serviço recebido pelo cliente de estudos de mercado. O objetivo central foi conhecer os relacionamentos entre estes dois tipos de atores, os requisitos / expectativas dos clientes e avaliar a qualidade da oferta, a tanto mais que a minha experiência profissional na área de estudos de mercado (enquanto fornecedora) me tinha permitido aperceber da possível existência de discrepâncias entre as expectativas do cliente e a sua perceção sobre o serviço recebido e desejava confirmá-lo com um estudo sistemático. Este estudo foi operacionalizado com recurso a entrevistas individuais aprofundadas. Foram entrevistados os responsáveis pela compra de estudos de mercado de empresas em diferentes setores de atividade. Posteriormente procedeu-se à análise de conteúdo das entrevistas. Os resultados mostraram haver de facto um gap entre as expectativas do cliente e o serviço entregue. Credibilidade, competência e confiança num fornecedor são características muito importantes para os clientes, que por vezes não as encontram em alguns dos seus provedores habituais. Para além disto, são apontados dois aspetos como sendo principais para melhorar a oferta: a proatividade ? um melhor conhecimento do cliente, antecipação aos seus pedidos e oferta de uma resposta mais global, enquadrada ao problema ? e a aposta em novas tecnologias e metodologias.


Trabalho final de Mestrado