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YouTubers e reviews de moda e beleza: perceções e intenção de compra dos consumidores em Portugal

Aluno: Maria Soeiro Da Ponte


Resumo
Devido à evolução da era digital e com a emergência de novas plataformas, os consumidores tornaram-se mais recetivos ao conteúdo partilhado nas redes sociais, como o YouTube, procurando informação que os auxilie na sua decisão de compra. Por seu turno, os criadores de conteúdo desta rede social ? os youtubers ? criam e partilham vídeos como reviews de produtos, demonstrações de utilização de produtos e a sua rotina diária de forma genuína e verdadeira. Esta partilha de opiniões, ideias e recomendações têm sido muito bem recebidas por parte dos utilizadores, que confiam e seguem os conselhos e dicas destes influenciadores. Desta forma, a indústria da moda e beleza está a consciencializar-se da importância dos meios digitais, nomeadamente do YouTube, investindo em comunicação e campanhas publicitárias com os influenciadores digitais presentes nesta plataforma. O estudo incide na rede social YouTube e nos youtubers, em Portugal. Pretende-se compreender a relação entre as perceções dos consumidores relativamente à credibilidade dos youtubers e às reviews geradas por estes assim como o impacto da perceção de credibilidade, utilidade e persuasão das reviews na intenção de compra. A investigação foi conduzida através de uma abordagem quantitativa e amostragem por conveniência e bola de neve, recorrendo a um questionário com uma amostra total válida de 726 inquiridos. Os resultados demonstram que a credibilidade percebida dos youtubers afeta positivamente as suas perceções relativamente às reviews realizadas por estes e, por conseguinte, estas reviews são percecionadas como credíveis, úteis e persuasivas, tendo impacto na intenção de compra dos consumidores.


Trabalho final de Mestrado