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Facebook: A Relação entre a Marca, os Fãs e o Engagement

Aluno: Joana Sequeira Alves Da Silva


Resumo
O crescente número de utilizadores da rede social Facebook tem desencadeado o interesse das marcas para estarem presentes nesse meio. Com o objetivo de comunicarem a sua oferta, de criarem relações e de interagirem com os fãs das suas páginas de Facebook, torna-se importante entender quais são os tipos de publicações feitas pelas marcas neste meio que criam interesse nos fãs para interagirem com a marca e criarem um engagement elevado. Perceber quais são as consequências dessa interação para as empresas torna-se também uma mais-valia para as mesmas, permitindo potenciar e gerir essa mesma interação. Deste modo, a presente dissertação tem como propósito perceber quais são as motivações dos fãs para interagirem em páginas de marca no Facebook; quais são os tipos de publicações que geram uma maior interação por parte dos fãs e, por fim, quais são as consequências dessa interação para as empresas. Foram estudadas duas marcas de diferentes indústrias (Super Bock e Odisseias), através de inquérito online no Facebook. Alguns pontos estudados diferem entre as duas marcas: as principais motivações dos fãs da Super Bock estão relacionadas com motivações de entretenimento, mas para os fãs da Odisseias as principais motivações são funcionais; os fãs da Super Bock dão preferência a publicações com humor, já os fãs da Odisseias preferem publicações com campanhas/descontos e promoções. A principal consequência da interação dos fãs da Super Bock com a marca é a satisfação, no caso da Odisseias é a lealdade à marca.


Trabalho final de Mestrado