Search button

Comportanemto de Compra Online na Geração Y em Portugal

Aluno: Ana Lucia Peniche Caetano


Resumo
Nas últimas décadas o conceito de shopping online tem vindo a revolucionar o mercado offline. Todas as marcas com lojas físicas, rapidamente perceberam que não ter presença online poderia ser um fator eliminatório na decisão de compra do consumidor. Enquanto as interações nas compras no ambiente de loja são baseadas principalmente em atividades face a face, as interações no comércio eletrónico ocorrem principalmente através do website. O presente estudo investiga a relação entre várias caraterísticas de compras online e comportamento de compra do consumidor. Especificamente, este trabalho foca nos fatores que influenciam o compromisso com o website. Com a finalidade de obter respostas, realizou-se um estudo exploratório quantitativo, recorrendo à realização de um questionário online (n = 121). Os resultados obtidos através de uma análise de dados multivariada indicam que o compromisso com o website tem um impacto positivo na decisão de compra. Também observou-se que a qualidade de informação, a notoriedade do site, a perceção de segurança, a satisfação de informação e os benefícios relacionados são as fatores determinantes no ato da compra.


Trabalho final de Mestrado