Aluno: Ana Rita Rolim Gato
Resumo
Com a afirmação dos meios de comunicação de massas a comunicação entre os indivíduos alterou-se, e o Marketing Político teve que se adaptar às novas necessidades. Após o desenvolvimento da Internet a comunicação política começou a ser mais próxima dos cidadãos, e a preocupação na produção e qualidade dos conteúdos a partilhar aumentou.
Com a diminuição da participação política os profissionais de comunicação política tiveram que criar estratégias de comunicação, por um lado para a tornar mais informal e próxima dos eleitores, e por outro para diminuir a apatia política. A camada mais jovem da população é a que maior afastamento da política revela pelo que é também a que maior atenção e incentivo necessita. As novas tecnologias da informação e comunicação desempenham um importante papel nesta tentativa de aproximação dos cidadãos à política.
Com a emancipação da web 2.0. vive-se na era da instantaneidade e as redes sociais tornaram-se uma constante na vida dos indivíduos. Assim, além dos meios de comunicação tradicionais, ou sites institucionais dos partidos as redes sociais tornaram-se um dos principais veículos de comunicação e aproximação entre os atores políticos.
Compreender os objetivos delineados, as estratégias utilizadas e as perspetivas de futuro, no que respeita à utilização dos social media enquanto ferramenta de comunicação política, afigura-se assim da maior importância para o desenvolvimento do Marketing Político.
Trabalho final de Mestrado