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DECISÃO DE COMPRA DO AUTOMÓVEL PARA A FAMÍLIA: INFLUÊNCIA DOS MEMBROS DO CASAL E IMPACTO DAS CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS DO ELEMENTO FEMININO

Aluno: Susana Catarina De Jesus Fernandes Dos Santos


Resumo
O poder da família nas decisões tomadas individualmente é um fenómeno amplamente reconhecido. No entanto, com as alterações nas estruturas familiares verificadas nas últimas décadas, analisar e compreender os padrões e dinâmicas de influência da família tem ganho particular atenção. Neste sentido, a presente dissertação procura examinar, para o contexto português, a tomada de decisão de compra, em casal, de um automóvel para a família, analisando as influências relativas exercidas por ambos os cônjuges no processo de decisão e em áreas de decisão específicas, e tentando perceber se as características sociodemográficas do elemento feminino do casal têm impacto nesses padrões de influência. A investigação foi realizada adotando uma abordagem quantitativa e amostragem por conveniência, tendo 178 casais portugueses respondido ao questionário. Através da aplicação do Feasibility Triangle verificou-se que grande parte das decisões, tanto no processo de tomada de decisão como na escolha das características e atributos do automóvel, são tomadas em conjunto, ainda que aquelas que necessitam de experiência e conhecimentos específicos continuem a ser dominadas pelo homem. Os resultados também mostraram que, no geral, as influências exercidas pelos membros do casal estão relacionadas com as características sociodemográficas da mulher. As mulheres jovens, casadas há poucos anos, sem filhos e com maiores recursos económicos e educativos são as mais influentes e decidem mais em conjunto.


Trabalho final de Mestrado