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A Influência do Conteúdo Gerado pelo Usuário e da Credibilidade da Fonte na Adoção de Informações sobre Viagens

Aluno: Rafaela Maria Dias Hagatong Matos


Resumo
O turismo é um dos setores de grande potencial e crescimento em todo o mundo. Portugal, é um destino turístico que apresenta uma grande diversidade de ofertas turísticas. Devido à constante mudança e inovação do digital, é fundamental as empresas no ramo turístico, anteciparem-se e analisar o comportamento dos seus clientes. O principal objetivo deste estudo é compreender a credibilidade e a influência que o utilizador dá às fontes turísticas quando pesquisa sobre um destino turístico. Além disso, perceber a importância na adoção, influência e credibilidade nas fontes, focando-se na pesquisa de um destino turístico. Contudo, este estudo analisou uma região concreta, neste caso a Região de Sines, de forma a perceber as potencialidades e de que forma pode-se tornar atrativa no mercado turístico. Foi realizado um estudo quantitativo (N= 222) , através de um questionário distribuído online para perceber a influência, a credibilidade, a criação de conteúdo gerado pelo utilizador, que influencia tem na adoção de informações turísticas. Os principais resultados indicam que a variável com maior concordância e valor, foi a credibilidade da fonte e consequentemente tem influência na adoção de informações. O género feminino foi o género com maior predominância neste estudo e compreendidos entre os 19-29 anos. As redes sociais, por si só também são a fonte mais credível para pesquisa de informações turísticas. Este tema é fundamental, para os destinos se adaptarem e analisarem, de que forma podem-se tornar mais credíveis através das fontes que apostam, quer em redes sociais ou por via de outras plataformas. É importante no âmbito empresarial, uma vez que auxilia a desenvolver estratégias mais consistentes, e a implementar fontes de informação mais credíveis para o usuário.


Trabalho final de Mestrado