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#FEMVERTISING: EMPOWERING WOMEN THROUGH THE HASHTAG? A COMPARATIVE ANALYSIS OF CONSUMERS' REACTION TO FEMINIST ADVERTISING ON TWITTER

Aluno: Rita Abreu Rodrigues


Resumo
Femvertising ou commodity feminism é uma estratégia de marketing utilizada por marcas com o objetivo de inspirar e capacitar mulheres através de mensagens favoráveis às mesmas ao mesmo tempo que promovem os seus produtos e geram um maior compromisso com a marca. Esta crescente tendência alicerça-se na utilização das redes sociais e de uma ferramenta em particular, o hashtag, criando novos movimentos de empowerment através da criação específica de espaços online nos quais os consumidores estabelecem ligações pessoais e emocionais com as marcas e outros consumidores. Esta dissertação propõe um estudo crítico das técnicas e mensagens utilizadas no femvertising através de um estudo comparativo de duas campanhas publicitárias assim como de uma analise de conteúdo à receção e resposta dos consumidores às mesmas. Juntando pesquisa teórica sobre os conceitos de esfera pública, redes sociais, ativismo de hashtag, feminismo e empowerment, os resultados da pesquisa sugerem que os consumidores demonstram atitudes positivas em relação ao tipo de mensagem promovida nestas campanhas assim como em relação às marcas que utilizam o seu estatuto e poder para abordar questões fazendo com que os consumidores se sintam ouvidos e capacitados. Os resultados revelam, também, que a construção destas campanhas tem um impacto na forma como são recebidas pelos consumidores, na forma como se relacionam com estas e nas conversas geradas em torno das campanhas através do uso do hashtag.


Trabalho final de Mestrado