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COMPORTAMENTO DE COMPRA EM E-COMMERCE: INFLUÊNCIA DA WEB EXPERIENCE NA DECISÃO DE COMPRA NO SECTOR DO VESTUÁRIO

Aluno: Ana Catarina Da Silva Pontes


Resumo
Em consequência da evolução das tecnologias, surgiram novas formas de concretizar determinadas ações do dia-a-dia, tornando-as mais simples e rápidas. Um exemplo desta evolução tecnológica foi o aparecimento do e-commerce que veio revolucionar a forma tradicional de aquisição de bens, tornando-a mais simples e comoda, quebrando barreiras geográficas. Com o grande desenvolvimento do e-commerce em Portugal, sendo um dos sectores de preferência dos portugueses o vestuário, o marketing teve de acompanhar estas transformações. A presente investigação tem como objetivo principal a análise dos fatores (usabilidade, interatividade, confiança e estética) que influenciam a experiência online (web experience) do cliente, desde o momento em que entra no website, percebendo posteriormente se a web experience vai influenciar a decisão de compra. Como resposta ao objetivo do estudo foi elaborado um inquérito por questionário, abordagem quantitativa, que contou com 319 respostas válidas. A amostra teve como base de escolha a conveniência, sendo os resultados analisados segundo a estatística. Os resultados obtidos indicam que os quatro fatores da web experience influenciam a experiencia do cliente de vestuário online, sendo que a usabilidade é o fator com mais influência, seguido da estética, da interatividade e por fim, da confiança. No caso da influência positiva da web experience na decisão de compra, verifica-se que a maior parte dos respondentes concorda que a experiência online teve influência positiva na decisão da compra.


Trabalho final de Mestrado