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STRATEGIZING: ANÁLISE DOS RELACIONAMENTOS COM OS CLIENTES DE UMA EMPRESA

Aluno: Ana Margarida Pais E Sousa


Resumo
A estratégia é um factor de grande relevância no mundo empresarial, uma vez que deve ser estudado e implementado no quotidiano de uma empresa, com o sentido de se obterem bons resultados. No entanto, o processo de estratégia em si carece de uma explicação única e coerente, deixando em aberto a possibilidade a muitos autores de se exprimirem com diversas opiniões e sugestões sobre o tema, que variam consoante a forma de como vêm o funcionamento das organizações e a teoria que defendem. Alguns autores sugerem, que os relacionamentos são inevitáveis a qualquer organização económica e com isso, a presença e o posicionamento adequado numa rede indeterminável de relações são obrigatórias, para o bom funcionamento de qualquer empresa. Esses autores sugerem então, que os relacionamentos devem ser tidos em consideração a nível estratégico e, assim, nasce o conceito de strategizing. Aproveitando o facto de haver ainda, poucos estudos empíricos que comprovem a importância deste conceito, nesta dissertação pretende-se explorar os relacionamentos com clientes de uma empresa do ramo alimentar e a sua influência na empresa, a nível estratégico. O objectivo é, através de um estudo de caso, testar e comprovar essa importância e influência, no dia-a-dia de uma organização, através de um modelo de funções desenvolvido por Walter et al., (2001).


Trabalho final de Mestrado