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IMPACTOS DO TURISMO NA QUALIDADE DE VIDA DOS RESIDENTES DE LISBOA

Aluno: Ricardo Miguel Correia Da Silva


Resumo
O turismo cresce no mundo, em Portugal e nas nossas cidades. Estudar o seu impacto tanto do ponto de vista social como do ambiental é pertinente e atual. Este trabalho consiste num caso de estudo sobre os impactos do turismo na qualidade de vida dos residentes de Lisboa e uma análise da relação entre o place marketing da cidade e os impactos na satisfação destes residentes. A ligação entre os conceitos de qualidade de vida e o place marketing pode-se verificar através de dois pontos de vista: a competitividade de mercado; e a perceção dos habitantes face ao place image. Trabalhar a gestão da imagem de um país ou cidade como marca, influencia a escolha dos turistas face ao destino, moldando também o seu comportamento e a sua experiência turística. Neste estudo adaptou-se um modelo que permite estudar o impacto do turismo na qualidade de vida e consequentemente na satisfação global dos residentes de um lugar. O trabalho foi realizado em Lisboa nas quatro freguesias que revelam ter mais impactos provocados pelo turismo, que são Santa Maria Maior, Misericórdia, Santo António e São Vicente. Os resultados obtidos indicam que a perceção dos impactos económicos e ambientais do turismo afeta a perceção de bem-estar material e de saúde e segurança respetivamente, e que a perceção de bem-estar emocional e de saúde e segurança afeta a satisfação global.


Trabalho final de Mestrado