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Influência dos canais online e offline na intenção de compra dos consumidores de moda

Aluno: Gabriela Vianna Martins


Resumo
Devido ao acentuado crescimento de consumidores multicanais e o desejo cada vez maior das marcas de terem um elevado facturamento no seu canal online, o objetivo do presente estudo passa por detectar as influências dos canais online e offline na intenção de compra dos consumidores de moda quando realizam as suas compras online. Durante o seu processo de compra, estes consumidores deparam-se com uma quantidade elevada de informações e influências de diferentes formas e canais, fazendo com que, mesmo que esta compra seja revertida de forma online, as suas influências possam ser variadas. Para tal, foi realizado um estudo exploratório, com uma amostra não probabilística, por conveniência e boneco de neve, através da aplicação de um questionário online, que obteve um total de 204 respostas válidas e foram analisadas por meio de uma regressão logística. A literatura existente e usada como base para esta pesquisa, identifica o serviço, merchandise, atmosfera como os atributos usados para medir a influência de um canal online e também um canal offline além da navegação e do layout atribuídos respectivamente a cada um destes. O presente estudo encontrou uma influência entre todos estes atributos e a intenção de compra online dos consumidores de moda, com excepção da navegação online, que aparentemente não exerce uma influência sobre o mesmo. A nível académico, o presente estudo possui uma contribuição no complemento da literatura existente, expondo conclusões de diferentes autores, no que diz respeito a composição dos atributos dos canais online e off-line.


Trabalho final de Mestrado