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Os Social Media no Marketing Político: O Estudo do Caso Português

Aluno: Daniel Bastos Nunes


Resumo
No século XXI, não são apenas as marcas comerciais, mas também as políticas, que aproveitam as potencialidades das TIC. Os decisores de Marketing Político beneficiam cada vez mais das plataformas da Web 2.0, nomeadamente dos Social Media, como meio de interacção, criação de relacionamento e de fidelização com o seu público. Essas ferramentas servem como um complemento à acção do político, sendo que são cada vez mais utilizadas como veículo de comunicação por permitirem um contacto directo, bidireccional, sem regras de tempo ou espaço, sem custos, com velocidade instantânea e com possibilidade de criação de conteúdo viral que facilmente chega aos media clássicos. Assim sendo, deixam de ser apenas os sites institucionais, ou outros meios oficiais de comunicação, que garantem a comunicação directa entre eleitos e eleitores. Esta dissertação retrata o modo como os políticos estão a utilizar os Social Media e quais as principais vantagens dessa utilização. Para melhor se perceber este fenómeno é feita uma breve contextualização do que é o Marketing Político em Portugal. Foram utilizados documentos de imprensa e realizadas entrevistas a profissionais directamente relacionados com o tema em questão para o desenvolvimento deste estudo de caso. Conclui-se que a adopção destas plataformas de comunicação não é (ainda) completamente pensada como um elemento fulcral numa estratégia de Marketing mas os seus benefícios são reconhecidos por todos os envolvidos no acto da comunicação. Neste sentido prevê-se o desenvolvimento no uso destas plataformas para a melhoria de relacionamento entre a classe política e os cidadãos.


Trabalho final de Mestrado