Search button

COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING EM PME'S DE SAÚDE: ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING PARA O INSTITUTO OFTALMOLÓGICO DE MIRAFLORES

Aluno: Margarida Salvador Lisboa


Resumo
O objetivo deste trabalho foi a elaboração de um plano de Comunicação Integrada de Marketing (daqui em diante designado como Plano de CIM) para o Instituto Médico e Oftalmológico de Miraflores (IOM). Este constitui uma ferramenta de planeamento e operacionalização indispensável para a gestão integrada da comunicação de uma organização. Mudanças drásticas no sector da saúde privada em Portugal levaram à necessidade de uma nova estratégia de comunicação por parte das pequenas e médias empresas de saúde. Com este plano de CIM pretende-se aumentar a notoriedade do instituto e consequente aumento de número de clientes. Para tal, foi pensada uma estratégia baseada na reputação individual como pilar da reputação organizacional. Partindo da identificação das características e objetivos da empresa foi realizado um estudo qualitativo que utilizou a action research como estratégia de investigação. Procedeu-se à recolha de dados primários, através de entrevistas aos colaboradores e sócios, inquérito presencial aos atuais clientes do centro, e a realizou-se um Focus Group com médicos oftalmologistas. A restante informação relevante para a elaboração do plano foi obtida através da recolha de dados secundários. Através da informação recolhida foi possível fazer uma análise interna e externa, definir objetivos, segmentação, posicionamento, áreas de atuação e o plano tático a implementar, no espaço de um ano, de forma a atingir os objetivos propostos.


Trabalho final de Mestrado