Search button

Proposta de Metodologia para a Elaboração de um Programa de Fidelização de Clientes

Aluno: Vanessa CÉlia Leal Mendes


Resumo
"Programa de fidelização de clientes" é um tópico bastante comum atualmente. Parece quase obrigatório que todas as empresas desenvolvam um programa deste tipo, para que consigam reter os seus clientes através da oferta de recompensas aliciantes. Isto poderá potencializar um aumento nas vendas e nos lucros das empresas. Porém, os programas de fidelização não estão isentos de críticas e dúvidas. Tendo isto em vista, o presente Trabalho Final de Mestrado procura responder à questão:"Como elaborar um programa de fidelização de clientes?", sendo o principal objetivo elaborar uma proposta de metodologia para a elaboração de um programa de fidelização. Para a realização desta investigação recorreu-se ao método do estudo de caso múltiplo, com uma abordagem qualitativa de recolha de dados. Estes estudos de caso ocorreram em duas empresas internacionais do setor do retalho de produtos de cosmética e perfumaria, que atuam no mercado português. Este trabalho contribuiu com a proposta de etapas para a elaboração de um programa de fidelização, auxiliando assim as empresas que desejam implementar um programa desta índole ou que desejam aprimorar os seus programas existentes.


Trabalho final de Mestrado