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Social Media Networks in the Third Sector: The road to Sustainability

Aluno: Joana Filipa Da GraÇa Feliciano


Resumo
Um dos grandes desafios do Terceiro Setor é a sua sustentabilidade financeira. Esta dissertação explora o status quo de organizações do Terceiro Setor com diferentes dimensões, de modo a reconhecer limitações comuns, dependências e de que forma as redes sociais podem atenuar obstáculos e quão profundo é o conhecimento sobre o Retorno Social do Investimento de cada uma. Esta investigação exploratória é baseada numa abordagem qualitativa. O método de recolha de dados consistiu em treze entrevistas em profundidade semiestruturadas aos líderes de algumas organizações do Terceiro Setor. Os resultados sugerem que independentemente do tamanho da organização, as maiores e transversais dependências e limitações são: restrições financeiras, de tempo e alcance, sujeição ao pro-bono e ao trabalho voluntário. A natureza não lucrativa do Setor também impõe uma limitação económica e ética na forma como podem explorar os seus esforços de marketing. Para ultrapassar estes reptos, o social media marketing é crucial para diversificar as fontes de receita e obter outros benefícios, tais como notoriedade da marca e credibilidade; potenciais novos doadores e leads. Não obstante, o impacto da medição do Retorno Social do Investimento revela falta de conhecimento e nível de confiança entre os membros das organizações. Esta investigação fornece valiosos insights sobre o estado da arte do tema e conhecimento sobre quais as áreas que as organizações devem focar para tomarem o caminho mais viável para a sua sustentabilidade.


Trabalho final de Mestrado