Aluno: Ana Catarina Pereira Rodrigues
Resumo
Resumo
A atenção que os consumidores têm para os elementos que constituem um anúncio publicitário é bastante importante na forma como este é elaborado, sendo que um dos aspetos importantes é o tamanho desses elementos. Esta dissertação tem como objetivo perceber se o tamanho dos elementos (produto e personagem) de um anúncio publicitário tem influência na atenção dos consumidores.
A metodologia utilizada foi quantitativa e o propósito é exploratório, uma vez que se pretende analisar o efeito do tamanho dos pontos de interesse - produto e personagem - num anúncio publicitário na atenção do consumidor. Assim, foram usadas duas imagens referentes a dois diferentes tipos de produto (Commodity e Luxo), sendo as que mesmas foram alteradas de duas formas diferentes (aumento do produto e aumento da personagem). Estas imagens foram visualizadas por 37 inquiridos com recurso a um equipamento de Eye Tracking.
Os resultados permitiram observar que a atenção do consumidor é influenciada não só para o elemento alterado como também para o elemento não alterado presente na imagem. Em função dos resultados obtidos conclui-se que as empresas devem reconhecer a importância do tamanho dos elementos, tendo em conta o que pretendem comunicar e o objetivo dessa comunicação.
Trabalho final de Mestrado