Search button

Comportamento de Compra da Geração Millennial no Retalho Alimentar: Produtos Embalados vs Produtos a Granel

Aluno: Rodrigo Rocha Ramalho


Resumo
O retalho alimentar é caracterizado por ser um mercado dinâmico, competitivo e apresentar inúmeras ofertas de produtos de forma a alcançar o maior número de consumidores. No entanto, o consumidor atual está cada vez mais exigente e informado, é necessário identificar as suas tendências de consumo para anteceder novas formas e conceitos de negócio, para que possa existir um consumo mais racionado e consciente em relação ao desperdício alimentar e à sustentabilidade. A seguinte investigação incide sobre a área teórica do marketing, o comportamento do consumidor, na qual o seu principal objetivo é analisar o mesmo da geração millennial na compra de produtos alimentares embalados face a produtos alimentares a granel e identificar os diferentes fatores que influenciam a sua escolha, bem como as suas preferências de produtos em cada uma das tipologias de consumo. Para obter tais resultados como matéria de estudo recorremos a uma metodologia de natureza exploratória, quantitativa, com uma amostragem não probabilística por conveniência através da realização de questionários como método de recolha de dados. Avaliámos as perguntas de investigação através de um modelo conceptual e das respetivas hipóteses para ir ao encontro da problemática deste estudo. Pretendemos com esta investigação analisar se a geração millennial está a adotar um consumo mais responsável na área do retalho alimentar, optando maioritariamente por produtos alimentares a granel.


Trabalho final de Mestrado