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PERFIL DO COMPRADOR DE VIAGENS ONLINE VS. OFFLINE - O EFEITO MODERADOR DO CANAL DE DISTRIBUIÇÃO

Aluno: JoÃo Pedro Gaspar EugÉnio


Resumo
O estudo teve como principais objectivos definir o perfil do comprador offline e online de viagens através da análise das variáveis psicográficas/sócio-demográficas do comprador e analisar a relação entre estas variáveis e a compra de viagens, avaliando o possível efeito moderador do canal de distribuição. Os resultados obtidos permitiram identificar que os compradores que recorreram ao canal online têm um nível de aversão ao risco inferior, são mais impulsivos, têm um nível de habilitações literárias superior, são mais novos e a prevalência de indivíduos do género masculino é inferior face aos compradores que recorreram ao canal offline para comprar viagens. Verificou-se ainda que as variáveis aversão ao risco, habilitações literárias e idade são preditores da compra de viagens. De referir também que foi possível concluir que o canal de distribuição tem um efeito moderador na relação entre o nível de habilitações literárias e a compra de viagens. Ao nível académico, este estudo irá contribuir para a caracterização do comprador offline e online de viagens e da relação entre as características psicográficas e sócio-demográficas destes compradores e a compra de viagens. Ao nível da gestão este estudo pode auxiliar as organizações no desenvolvimento de estratégias de comunicação e marketing mais eficazes face às características dos seus compradores, quer recorram ao canal online ou ao offline para comprar viagens.


Trabalho final de Mestrado