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A influência do meio digital na jornada de decisão do cliente para a escolha de instituto de ensino superior

Aluno: Bruna Djamila De Almeida Gomes


Resumo
O meio digital tem vindo a alterar o comportamento dos consumidores e das empresas, existindo novos pontos de interação entre ambos. Os pontos de interação digitais trouxeram novos desafios às organizações, sendo necessário o estudo da influência que estes têm na jornada de decisão dos clientes. Nesta investigação, estuda-se esta jornada no ensino superior, que é um setor importante para a sociedade, mas pouco explorado na literatura existente. Deste modo, a investigação realizada pretende responder a duas questões de investigação: ?Qual é a jornada do cliente para a escolha de institutos de ensino superior?? e ?Qual a influência do meio digital na jornada do cliente na escolha de institutos de ensino superior??. Foram delineados os seguintes objetivos específicos: 1) levantamento dos pontos de contacto da jornada do cliente; 2) análise da perspetiva dos alunos das táticas de marketing utilizadas nas instituições de ensino superior; 3) compreensão da influência do meio digital na escolha dos estudantes. O estudo foi abordado com uma filosofia interpretivista, através de um raciocínio abdutivo. A escolha metodológica define-se como qualitativa de natureza exploratória, tendo sido realizadas presencialmente 12 entrevistas individuais semiestruturadas, a alunos do 1º ano de licenciatura do ano letivo 2019/2020. Foram estudados dois episódios da jornada, sendo estes antes da tomada de decisão e a tomada de decisão. Dos resultados obtidos após o tratamento de dados, realizado com apoio do software MAXQDA2020, destacam-se como maiores influenciadores na decisão o passa-a-palavra feito por familiares/amigos e o meio digital.


Trabalho final de Mestrado