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Plano de Comunicação Integrada de Marketing para a Marca Riberalves

Aluno: Guilherme Ramos De Sousa


Resumo
O presente projeto consiste num Plano de Comunicação Integrada de Marketing, desenvolvido no âmbito do Trabalho Final de Mestrado (TFM) em Marketing. O objetivo do estudo é conseguir chegar a uma proposta planeada de esforços de comunicação, articulados e estrategicamente desenvolvidos para criar uma imagem de marca consistente junto dos públicos estratégicos da Riberalves. No projeto apresenta-se uma revisão da literatura que permite percecionar a consistência dos conceitos-chave da investigação. Desta forma, encontram-se esmiuçados os conceitos de Comunicação Integrada de Marketing (CIM) e o planeamento desta, bem como alguns pilares fundamentais das marcas. Esta revisão da literatura justifica-se devido ao facto da investigação ser um Plano de CIM para a marca Riberalves, uma empresa líder de mercado no respetivo setor. Este estudo rege-se pela filosofia do realismo crítico, com uma abordagem fundamentalmente dedutiva. O objetivo é descritivo, com uma abordagem metodológica mista e com uma estratégia de acordo com os moldes iniciais de um action research. O estudo caracteriza-se temporalmente como um cross-sectional research. A partir desta investigação espera dar-se resposta às dificuldades identificadas pela organização, nas estruturas de Comunicação e Marketing, que estão reproduzidas no presente projeto, através da triangulação dos métodos de recolha de dados primários utilizados: entrevistas, inquéritos por questionário, experimentação de produto e focus groups. Todas as sugestões têm por base esta recolha de dados.


Trabalho final de Mestrado