Search button

CANDIDATE JOURNEY DA GERAÇÃO MILLENNIAL

Aluno: Carolina Freitas Telo Duarte


Resumo
A guerra pela atração de talento qualificado no mercado de trabalho e o surgimento de novos meios de comunicação online, vieram levar a que as organizações tivessem de alterar a forma como conduzem os seus processos de recrutamento e seleção. De entre talento qualificado, a geração Millennial é aquela que está, neste momento, a integrar em grande quantidade a força de trabalho e que irá transformar a envolvente profissional como a conhecemos. O presente estudo teve como principal objetivo o mapeamento da candidate journey da geração Millennial teens, identificando não só os principais pontos de contacto entre as organizações e os candidatos ao longo do processo de procura de emprego, como também os caminhos por estes percorridos. Para este efeito, foram conduzidas treze entrevistas semi-estruturadas a indivíduos com idades compreendidas entre os dezasseis e os trinta e seis anos que se encontravam à procura de emprego ou que tinham passado por um processo de procura nos últimos dois anos. Como resultado deste estudo, foi-nos possível traçar um esquema de candidate journey e traçar as fases passadas pelos candidatos durante a procura e as fontes de informação a que recorrem a cada uma delas. Chegámos a conclusão de que os canais de informação a que os candidatos recorrem numa primeira fase de pesquisa por vagas de emprego, irão influenciar os canais escolhidos para recolha de informação acerca da organização e, ainda, o percurso feito até à tomada de decisão de submissão de candidatura.


Trabalho final de Mestrado