Aluno: Miguel Sampaio De Andrade Mota De Sousa
Resumo
Um estereótipo é uma imagem mental de algo ou de alguém que é criada de
forma inconsciente e que ajuda o indivíduo a simplificar e a compreender a realidade. É
possível identificar pensamentos estereotipados em inúmeras situações do dia a dia.
O objetivo desta investigação é identificar estereótipos dos festivais de música
em Portugal e das pessoas que frequentam esses festivais, bem como as suas origens
e consequências.
No período pré-pandemia, a indústria dos festivais de música registava um
elevado crescimento mundial, incluindo em Portugal, com um elevado impacto na
geração de riqueza para as economias envolvidas. Apesar da importância dos
estereótipos nas decisões do consumidor, os estudos relativos a estereótipos de
festivais de música são escassos.
Esta investigação usa uma abordagem qualitativa, interpretativista, com recurso
a dois focus group e entrevistas individuais. No total foram entrevistados 20 indivíduos.
Três festivais portugueses foram objeto de estudo: o Rock in Rio, o NOS Alive e o MEO
Sudoeste.
Em termos académicos, esta investigação contribuiu para um melhor
entendimento teórico da criação de estereótipos na mente dos consumidores,
colmatando a escassa investigação existente na área dos festivais de música.
Em termos empresariais este estudo chama a atenção para a importância que
os estereótipos podem ter nas escolhas de festivais de música por parte do consumidor,
e o papel que podem ter na formulação de posicionamentos e programas de marketing
eficazes. Este estudo traz também insights importantes para os organizadores dos três
festivais que foram maior alvo de foco nesta investigação e para as marcas anunciantes.
Trabalho final de Mestrado