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O Crescimento das Marcas Próprias no Ramo Alimentar

Aluno: Nuno Miguel Soares Abrantes Pinheiro


Resumo
O presente trabalho debruça-se sobre o actual crescimento das marcas próprias no ramo alimentar, considerando nesta análise o contexto de crise económica prolongada que se vive actualmente, assim como outros factores associados a este tipo de marca, entre os quais o preço, qualidade e variedade. É inicialmente mostrado que a alteração no comportamento dos consumidores face às marcas brancas está em parte ligado à actual crise económica e, ao mesmo tempo, que esta conjuntura é favorável ao crescimento deste tipo de marcas. A questão do preço é igualmente abordada e é obviamente um dos principais factores com mais peso na decisão de compra do consumidor, onde as marcas brancas apresentam preços bastante mais reduzidos, mas não só. Depois, e apesar dos consumidores terem sido ?obrigados? a alterar os seus hábitos de compra, também não é menos verdade que se um produto não oferecer a qualidade desejável o consumidor não o volta a comprar, e nesse ponto as marcas brancas no ramo alimentar e não só, melhoraram muito a sua qualidade, tendo agora o consumidor confiança nesses produtos. Outro dos pontos analisados relaciona-se com a variedade e se, há dez anos, os produtos de marca própria apresentavam uma oferta muito escassa e reduzida praticamente a bens essenciais, hoje, e em especifico no ramo alimentar, todas as categorias de produto apresentam a opção de marca do distribuidor.


Trabalho final de Mestrado