Search button

PLANO DE MARKETING PARA A EMPRESA DE DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS E PRODUTOS DE USOS VETERINÁRIOS FLYINGVET

Aluno: ConstanÇa Marques Quinteiro Fernandes Da Silva


Resumo
Este trabalho de projeto tem como objetivo a elaboração de um plano de marketing para a empresa Flyingvet, afim de aumentar a sua notoriedade e conseguir uma maior penetração de mercado. A Flyingvet, foi criada em 2010 e atua no mercado da saúde e bem-estar animal em Portugal e dirige-se ao segmento business. Para este projeto foi efetuada uma investigação descritivo-explicativa, que recorreu aos primeiros passos da estratégia action research e combinou métodos qualitativos e quantitativos. Assim, foi efetuada uma entrevista ao diretor da empresa, afim de efetuar uma análise do ambiente interno da Flyingvet, na tentativa de identificar os seus segmentos-alvo, o seu posicionamento, a sua possível estratégia e e adequadas táticas do marketing mix. Foram ainda elaborados e divulgados dois questionários online, um dirigido aos clientes e o outro aos potenciais cliente e consumidores finais, de modo a determinar a satisfação dos clientes, a notoriedade da marca e as preferências dos segmentos. Este plano de marketing permitiu caracterizar o mercado da saúde e bem-estar animal em Portugal, o qual se encontra em crescimento graças à maior procura por parte do consumidor, mas debate-se com uma pesada burocracia e elevada concentração de mercado. Por último, com este trabalho a Flyingvet terá pela primeira vez um plano de marketing e como tal, poderá, de forma organizada, pôr em prática um conjunto de tácticas que irão permitir aumentar a notoriedade da marca, o seu número de clientes e a sua quota de mercado entre 2017 e 2020.


Trabalho final de Mestrado